A captação de leads é essencial para o crescimento e para a sustentabilidade das empresas dentro do setor TIC. Com a concorrência alta e o mercado em constante evolução, é crucial implementar estratégias eficazes para atrair e converter potenciais clientes.
Neste artigo exploramos 4 práticas fundamentais para a captação de leads no setor TIC, de forma a fornecer táticas comprovadas para maximizar os seus esforços de marketing digital.
Como conhecer o seu Buyer Person:
Identificar e analisar o seu Buyer Person é o primeiro passo para qualquer estratégia de captação de leads, como já referimos anteriormente neste artigo. Conhecer o seu público permite-lhe personalizar as suas mensagens e campanhas de uma forma mais eficaz.
Para identificar e analisar pode utilizar ferramentas como pesquisas e entrevistas com os seus clientes atuais para obter informação detalhada sobre as suas necessidades e comportamentos.
Também pode utilizar dados de Google Analytics/ GA4 e, se disponível, do seu CRM para identificar padrões e segmentar o seu público.
Criar conteúdo relevante e otimizar o SEO:
Seguramente já ouviu falar, mais que uma vez, sobre “o conteúdo é o rei”. E é assim desde há muito tempo, uma vez que é o que nos permite conectar com quem está do outro lado através de diferentes formatos.
Na hora de definir a sua estratégia de marketing de conteúdos, tenha em conta que poderá, ou melhor, deverá otimizá-la para ajudar a atrair o tráfico orgânico. Para tal, investigar quais são as palavras-chave da nossa buyer person é muito importante; pode utilizar ainda ferramentas como SEMrush ou Ahrefs para encontrar palavras chave relevantes para o setor TIC.
Isto, combinado com o seu conhecimento da sua buyer person e do seu próprio negócio, permitir-lhe-á fornecer conteúdos que respondam às perguntas e necessidades do seu público.
- Blogs e artigos: publicar regularmente artigos sobre problemas e soluções no setor das TIC;
- Ebooks e jornais: oferecer recursos descarregados que aprofundam os temas específicos;
- Estudos de caso e infográficos: apresentar casos de êxito e visualizam dados completos de forma atrativa;
- Vídeos: utilizar vídeos explicativos e tutoriais para atrair e reter a atenção dos visitantes.
Finalmente, não se esqueça de otimizar as suas páginas com meta descrições, títulos apropriados e backlinks de qualidade.
As vantagens do email de marketing e das páginas de destino:
O email de marketing continua a ser uma das formas mais eficazes para nutrir leads. De facto, 75,8% dos responsáveis de marketing B2B do setor tecnológico que têm participado no observatório MarTech 2024 afirmam que utilizam o e-mail de marketing e as newsletters para chegar ao seu público-alvo, fazendo este parte da sua estratégia de marketing “always on”.
Aproveite as suas vantagens para retirar o máximo partido da sua base de dados, através da segmentação e personalização, bem como do envio de newsletter atrativas que ofereçam valor. De forma a nutrir leads de maneira eficaz, recomendamos a implementação de fluxos de trabalho automatizados.
As páginas de destino são um clássico que não falha: bem desenhadas e muito úteis para converter visitantes em leads. Como seria um bom design? Por um lado, certifique-se de que são claras, atrativas e otimizadas para a conversão. Por outro, simplifique os formulários e utilize as chamadas de ação convincentes (CTAs).
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