Neste post queremos apontar quais são os erros mais comuns quando propomos ou desenvolvemos uma estratégia SEM, e que podem afetar significativamente os resultados e custos. Como podemos evitá-los e maximizar o impacto das campanhas?
Erro 1: Ignorar a qualidade do anúncio
A qualidade ou eficiência do anúncio é fundamental para o êxito SEM, principalmente em empresas tecnológicas.
Um anúncio mal desenhado, com texto irrelevante ou desconectado com a landing page, reduz o índice de qualidade (Quality Score) e aumenta o CPC (Coste por Click).
Para que isto não aconteça, assegure-se de que o texto do anúncio é relevante tanto para a palavra-chave como para a landing page e que inclui Call to Actions claros e atrativos e aproveita as vantagens da IA generativa para personalizar os anúncios.
Erro 2: Subestimar a importância das palavras-chave negativas
Quando apresentamos as palavras-chave podemos estar a cometer o erro de não incluir palavras-chave negativas. Isso significa que os nossos anúncios podem aparecer em buscas irrelevantes, o que desperdiça orçamento e reduz a eficácia e o retorno do investimento.
Como podemos evitá-lo? Com duas ações ao nosso alcance.
A primeira, realizando uma análise exaustiva para identificar palavras-chave negativas; e a segunda, atualizando regularmente esta lista em função dos relatórios de pesquisa (aproveitamos para recordar a importância de medir o SEM e qualquer outra ação de marketing que queira abordar para a sua marca).
Erro 3: Não realizar testes A/B
Os testes A/B permitem comparar diferentes versões de anúncios para determinar qual funciona melhor. Não realizar estes testes limita a otimização do desempenho porque não podemos identificar as mensagens mais eficazes e isto significa que perderá oportunidades de melhorar a conversão.
Lançar um teste A/B não é complexo. Trata-se de criar várias versões de anúncios sobre o tema que deseja potenciar (um serviço, produto, a marca…) e analisar o desempenho. Isto permitirá que conheça o que atrai a sua audiência e aproveitar esse conhecimento para continuar a melhorar as futuras campanhas.
Erro 4: Não segmentar adequadamente a audiência
Conhece bem a sua buyer persona? Boa notícia, porque assim poderá fazer uma boa segmentação quando estiver a preparar o lançamento do seu anúncio. E uma campanha que alcança pessoas fora do mercado-alvo é um desperdício de orçamento: teremos baixas taxas de conversão e clicks não qualificados.
Além de definir um perfil claro do seu cliente ideal, recomendamos-lhe utilizar opções avançadas de segmentação, como audiências personalizadas ou lookalike.

Erro 5: Não ajustar as ofertas com base no desempenho
Uma campanha SEM precisa de ser monitorizada. Não é aconselhável deixar os anúncios a correr sem rever as licitações. Deixar as licitações fixas pode levar a custos desnecessários, como um CPC elevado ou oportunidades perdidas para melhorar o ROI.
Assim, quando tiver uma campanha em andamento, siga-a e ajuste regularmente as licitações com base no desempenho. Esta opção pode deixar de ser tão manual se utilizar estratégias automatizadas como Smart Bidding.
Erro 6: Ignorar o impacto dos dispositivos móveis
Nesta altura não há dúvida que o maior consumo digital se realiza através dos dispositivos móveis. Por isso, não otimizar para utilizadores móveis pode resultar numa má experiência, menores taxas de conversão e altas taxas de rejeição.
Para não cair neste erro há que criar landing pages responsivas, que funcionem bem tanto no computador como no tablet e telemóvel. E, se os dados o justificarem, ajuste as licitações com base no dispositivo.
Erro 7: Não analisar e otimizar continuamente
Neste último erro recolhemos algo que já foi mencionado noutros pontos: o SEM não é um esforço de “configurar e esquecer”. Sem um monitoramento constante, o desempenho das campanhas piora, o ROI diminui com o tempo e, ainda pior, não detetamos onde há problemas e oportunidades.
Portanto, é importante rever as métricas chave regularmente, como o CTR, Quality Score e conversões. E, de acordo com os dados que obtiver, realize ajustes para manter ou melhorar o desempenho.
Colaborar com especialistas em SEM para afinar as estratégias de captação de leads pode marcar uma grande diferença na eficácia das suas campanhas, economiza tempo e recursos, proporcionando estratégias mais atualizadas e melhorando a gestão do orçamento e do ROI. Se quer dar este passo, encorajamos-lhe a contactar a nossa equipa.