O marketing B2B está a revolucionar o sector das TI com a rápida adoção de novas tecnologias e a importância do marketing de conteúdos.
Neste post, partilhamos consigo alguns dos passos que as empresas do sector das TI estão a aplicar para otimizar as suas estratégias de marketing e que recolhemos no nosso recente estudo MarTech Observatory 2024.
Inteligência Artificial e marketing: uma relação equilibrada?
Embora a IA esteja no centro de muitas estratégias de marketing B2B, não é uma solução mágica.
De acordo com o nosso MarTech Observatory 2024, o aumento da automação e da eficiência atribuído à IA não resolve totalmente duas das maiores preocupações dos profissionais de marketing: gerar leads qualificados e medir o ROI das suas campanhas.
O desafio é, como com qualquer outra ferramenta disponível para as equipas de marketing B2B, equilibrar o uso da IA com a experiência humana.
As decisões baseadas em dados são vitais, mas também o são os insights e o conhecimento que os profissionais de marketing podem trazer para cada campanha. O sucesso reside em compreender quando e como utilizar estas ferramentas para melhorar os resultados sem depender exclusivamente delas.
Os conteúdos continuam a ser a pedra angular da geração de procura
O conteúdo continua a ser a ferramenta mais poderosa para envolver os públicos-alvo no marketing B2B.
De acordo com o nosso relatório, quase 60% dos profissionais de marketing registaram um aumento das receitas graças ao marketing de conteúdos.
O marketing de conteúdos não se limita à criação de artigos ou de publicações em blogues, mas inclui formatos mais elaborados, como documentos técnicos, estudos de casos e webinars, artigos de opinião ou comunicados de imprensa que proporcionam credibilidade à marca.
Este conteúdo é essencial para atrair e nutrir leads, e posicionar a empresa como um líder de pensamento no seu sector.
No entanto, um dos principais desafios continua a ser a falta de orçamento para criar conteúdos de qualidade.
Muitas empresas ainda não têm equipas especializadas em SEO e copywriting, o que pode limitar o alcance e a eficácia das suas iniciativas.
Para ultrapassar esta barreira, é necessário ter estratégias bem planeadas que se concentrem nas necessidades específicas do público, garantindo que o conteúdo não só envolve, mas também converte.
Preciso de eventos presenciais para melhorar a minha estratégia de marketing B2B?
Outra grande tendência destacada no MarTech Observatory 2024 é a importância dos eventos, tanto presenciais como digitais, para o sucesso das estratégias B2B.
Uma elevada percentagem dos inquiridos planeia gastar entre 25% e 50% do seu orçamento de marketing em eventos organizados por terceiros.
Os eventos não só reforçam a imagem da marca, como também permitem a geração de contactos altamente qualificados.
No contexto atual, os eventos híbridos e os webinars estão a ganhar terreno, uma vez que oferecem flexibilidade e acesso a públicos mais vastos.
A tecnologia ao serviço do marketing B2B
Finalmente, vamos destacar neste post o papel cada vez mais importante que a tecnologia desempenha nas estratégias de marketing B2B.
Ferramentas como a automatização e as tecnologias de elaboração de relatórios e de análise de dados são fundamentais para melhorar o acompanhamento das campanhas e justificar o ROI.
De acordo com o nosso relatório, 34% dos profissionais de marketing planeiam investir em tecnologias de relatório e monitorização para otimizar as suas campanhas, uma vez que este tipo de soluções lhes permite ter uma visão clara dos dados e tomar decisões mais informadas, o que é essencial num ambiente tão competitivo como o sector das TI.