O marketing de retalho experienciou uma transformação significativa com a digitalização. As tendências atuais estão a redefinir como as empresas se conectam com os seus clientes, tanto em lojas físicas como em plataformas digitais.
Tendências atuais do marketing retalhista:
O marketing retalhista em 2024 centra-se na integração da tecnologia avançada e da personalização.
Segundo um estúdio de eMarketer, 76% dos consumidores espera interações personalizadas das marcas, o que impulsiona as empresas a investir em inteligência artificial e análise de dados para oferecer experiências mais relevantes.
Além do mais, o comércio omnicanal cobra cada vez mais importância, gerando um impacto ao usuário ao longo do seu dia, a partir de diferentes plataformas e permitindo assim uma experiência de compra fluida.
O uso de tecnologias como a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) para melhorar a experiência do cliente, está também a aumentar. O relatório de Statista prevê que o mercado global de AR e VR em retalho crescerá cerca de 44% até 2025.
Outra tendência importante é o crescimento do comércio social. As plataformas como o Instagram e o TikTok converteram-se em espaços cruciais para as vendas, com 55% dos compradores online a adquirirem produtos diretamente das redes sociais.
Aproveitar a IA para melhorar o marketing B2B:
Adaptando-se às tendências, o marketing B2B também se torna mais digital e experiencial, e procura conexão emocional com o cliente, o que permite aumentar a sua fieldade à marca.
A Emotional AI aplica técnicas de IA para analisar o estado emocional dos utilizadores através da visão artificial, uso de sensores ou análise de padrões de áudio e voz.
Segundo o observatório MarTech do ano passado, antes das tendências emergentes no setor IT, 62% dos responsáveis de marketing B2B deste setor, assinalam o que está a melhorar a personalização das suas campanhas e, cerca de 58% estão a adotar novas tecnologias.
Como utilizar as tendências do marketing retalhista em pontos de venda?
Para destacar um mercado bastante competitivo, os pontos de venda, que já são físicos e digitais, devem aproveitar as tendências de uma forma estratégica:
– Personalização e tecnologia: As lojas físicas podem utilizar análises de dados para compreender melhor o comportamento do cliente e personalizar as suas ofertas em tempo real. Por exemplo, o uso dos sistemas de gestão de relações com o cliente (CRM) e aplicações móveis podem proporcionar recomendações personalizadas e descontos exclusivos, fomentando assim, a reciprocidade e o aumento de vendas. A Emotional AI que referimos antes, pode possuir um papel crucial aqui, analisando o estado emocional do cliente de forma a ajustar as interações em tempo real e maximizar a sua satisfação.
– Experiência Omnicanal: Implementar uma estratégia omnicanal coesa garante que os clientes tenham uma experiência consistente, independentemente do local onde interagem com a marca. Isto gera compromisso e coerência, e ajuda as marcas a manterem-se na mente dos consumidores. Um exemplo disto é o uso de apps para integrar experiências na loja física e online, permitindo assim, que os clientes visualizem o inventário disponível, reservem produtos e receberam notificações sobre ofertas exclusivas.
– Realidade aumentada e virtual: as lojas podem incorporar a AR e VR para oferecer experiências imersivas. Por exemplo, os provadores virtuais permitem que os clientes vejam como as roupas lhes ficam sem terem de as experimentar fisicamente, o que pode aumentar a prova social através da partilhar destas experiências nas redes sociais.
– Comercio social: Integrar funcionalidades de compras nas redes sociais e trabalhar com influencers para promover produtos pode aumentar a visibilidade e gerar autoridade e gostos. As críticas e recomendações de clientes satisfeitos também funcionam como prova social, incentivando outros a seguir o exemplo.
A liderança das tecnologias emergentes em marketing B2B fará uma grande diferença.
Ainda que, neste artigo vejamos os benefícios das tendências do marketing retalhista para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados económicos em qualquer setor, apenas 16% dos responsáveis de Marketing B2B em empresas IT aumentaram o seu investimento das tecnologias emergentes, segundo o observatório MarTech Trends.
Na Omnitel estamos convencidos que o caminho para a diferenciação passa por incorporar as tendências tecnológicas nas estratégicas de marketing B2B, liderando assim o caminho na criação de experiências excecionais para os clientes.
Para tal, conhecemos profundamente as últimas tendências e tecnologias e oferecemos soluções personalizadas que aumentam a fidelização do cliente e das vendas. Se quiser saber como, entre em contacto com a nossa equipa.