Marketing omnicanal para empresas de TIC

Cinco razões pelas quais as empresas de tecnologia devem utilizar o marketing omnicanal

Por vezes, deparamo-nos com empresas de tecnologia B2B que desconhecem os benefícios que o marketing omnicanal lhes pode trazer, ou que duvidam deles. Empresas que acreditam que, para operar em ambientes B2B, é suficiente utilizar o e-mail e as equipas de vendas com os seus clientes ou potenciais clientes.

No entanto, estão a perder a oportunidade de se destacarem num mercado saturado e, principalmente, de fidelizarem os seus clientes. Na Omnitel, sabemos que a integração de serviços de marketing omnicanal na estratégia de uma empresa pode ser um motor essencial de crescimento para estas empresas tecnológicas. Neste post, dizemos-lhe porquê.

A chave para uma boa estratégia de marketing omnicanal

A chave para o marketing omnicanal é que o storytelling (a narrativa da marca) e a experiência do cliente devem ser consistentes e contínuos em todos os pontos de contacto.

Um dos erros mais comuns que encontramos quando analisamos as estratégias de marketing das empresas com que trabalhamos, especialmente no sector B2B, é que incorporaram os diferentes canais de comunicação (web, ponto de venda físico, evento, mailing, podcast, aplicação móvel…) de uma forma desconexa e não coesa.

O grande valor do marketing omnicanal vai além da utilização de múltiplos canais: integra-os de tal forma que o cliente percebe uma experiência homogénea e personalizada.

Benefícios de uma boa estratégia de marketing omnicanal

Para as empresas tecnológicas do sector B2B em Espanha, mais de 10.000 de acordo com dados recentes, o marketing omnicanal não é apenas uma opção, mas uma necessidade estratégica. Todas estas marcas estão a competir pela atenção e fidelidade de um público altamente especializado e exigente.

Neste contexto, a integração de uma estratégia omnicanal pode trazer vantagens importantes. A primeira é que melhora a experiência do cliente: proporcionar uma experiência consistente e personalizada em todos os pontos de contacto ajuda a satisfazer melhor as necessidades do cliente e a promover relações mais fortes e duradouras.

Isto está relacionado com outro benefício: maior retenção e lealdade. Os clientes que têm uma experiência positiva e unificada com uma marca têm mais probabilidades de se manterem fiéis e de repetirem o processo de compra.

A terceira vantagem que identificámos é uma maior eficiência na comunicação. A integração do Brand storytelling (como referido anteriormente) nos diferentes canais permite às empresas comunicar de forma mais eficiente, reduzindo as redundâncias e melhorando a clareza da mensagem.

Em quarto lugar, permite-nos melhorar continuamente graças à recolha de dados de múltiplos canais. Com isso, podemos analisar o comportamento do cliente de forma mais abrangente e fazer ajustes estratégicos com base em perceções precisas.

Finalmente, a quinta razão é a agilidade: o marketing omnicanal permite-nos adaptarmo-nos mais rapidamente às mudanças do mercado e aderir às tendências num espaço de tempo muito curto. Isto é possível não só devido à recolha de dados mencionada no quarto ponto. O multicanal também nos permite testar rapidamente os nossos produtos e serviços no mercado, para ver se funcionam e como podemos melhorá-los.

Como posso melhorar a minha estratégia de marketing omnicanal

Como temos vindo a dizer neste post, a coerência e consistência da mensagem é o primeiro ponto que uma empresa deve considerar quando considera ou revê a sua estratégia de marketing omnicanal.

E a segunda, integrá-lo de forma otimizada em todos os pontos de contacto com o cliente.

Sabemos que dar estes dois passos pode ser complexo por diferentes motivos: não ter o know-how adequado na própria empresa, confluência na equipa de marketing de funções de outros departamentos, necessidade de resultados de curto prazo que nos impedem de parar pensar no longo prazo … procurar um parceiro pode ser uma solução muito adequada para melhorar a estratégia de marketing omnicanal com a ajuda de especialistas.

Na Omnitel, temos uma vasta experiência na implementação de estratégias de marketing omnicanal para empresas de tecnologia B2B. A nossa metodologia assenta numa abordagem abrangente que inclui a avaliação das necessidades específicas de cada marca, a revisão de mensagens e canais, a integração de tecnologia avançada e a otimização contínua de campanhas.

Mais do que um parceiro, tornamo-nos aliados dos nossos clientes, proporcionando-lhes a experiência e as ferramentas necessárias para levarem ainda mais longe a sua estratégia de marketing omnicanal. Se quiser saber mais, não hesite em contactar-nos.

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