1.- Como se chama e a que se dedica a sua empresa?
A Claranet é um Managed Services Provider independente, especialista em serviços geridos nas áreas de Cloud & Infra, Security, Data & AI, Apps e Workplace. Em Portugal, é o maior fornecedor de tecnologias de informação, no qual os Clientes confiam para modernizar, desenhar, implementar e operar, em segurança, as suas aplicações, infraestruturas críticas e dados, 24×7.
A Claranet tem como missão fazer a modernidade acontecer, inovando e criando valor através de três pilares fundamentais: a dimensão certa para responder aos desafios dos seus Clientes, a abordagem certa para endereçar as suas necessidades e a posição certa para ir ao encontro das necessidades das organizações, seja qual for o ponto da jornada tecnológica em que se encontram.
2.- Quais são, na sua opinião, as técnicas de Marketing mais importantes para gerar procura e sensibilização no contexto atual do mercado?
Para a Claranet, o posicionamento e a reputação são fundamentais e tem sido, de facto, através de um trabalho consistente neste âmbito, a par de uma entrega de excelência (naturalmente!), que construímos confiança.
Somos procurados porque o mercado sabe que pode contar connosco para fazer a modernidade acontecer em cada organização, com os seus desafios específicos – que muitas vezes nem são tecnológicos na sua origem, mas que podem ser endereçados através de tecnologia e inovação.
Respondendo diretamente à questão, destacaria duas técnicas de Marketing: por um lado o Relational Marketing, que nos permite chegar com mais detalhe às necessidades dos Clientes e às melhores formas de as endereçar, reforçando também o laço, a relação de certa forma emocional; e por outro lado, Content Marketing, a partir do qual a Claranet fornece, em permanência, informação relevante para os seus Clientes e para as suas audiências em geral, reafirmando, ao mesmo tempo, o seu know-how e expertise.
É na conjugação destas duas abordagens que conseguimos criar um sentido de awareness mais global da marca e, em paralelo, uma importante proximidade com Parceiros e Clientes.

3.- O que destacaria como ponto essencial para fazer um evento de sucesso?
Saber como medir esse “sucesso”. O estabelecimento de KPIs é o ponto essencial numa estratégia de eventos, porque alinha, à partida, as expectativas de todos os intervenientes e determina as métricas que nos indicam se, afinal, falhámos, conseguimos cumprir ou até superámos os objetivos.
4.- Qual considera ser o desafio, em termos de Marketing, de trabalhar com Partners e Alliances?
Objetivamente, apontaria como desafio conseguir garantir a coincidência de prioridades estratégicas para todas as partes.
A Claranet é uma organização de grande dimensão, com um portfolio vasto e do qual fazem parte os produtos e serviços dos nossos Parceiros. Este é um contexto complexo que exige um planeamento eficaz do ponto de vista da Comunicação e Marketing, e que necessita, em simultâneo, de se manter ágil para responder às necessidades das dezenas de peças que compõem o nosso espectro de Alianças.
É um desafio, sem dúvida, mas é também o que gosto de encarar como um “bom” problema!