Impulsionar as vendas B2B: expresse o seu evento

Um evento é uma ferramenta muito poderosa para impulsionar as vendas, e isto não é só confirmado apenas pelos números (9 de cada 10 marcas asseguram que a participação num evento aumenta as suas vendas) mas também pelas ações das empresas.

Dando dois exemplos recentes: O primeiro trata-se da famosa plataforma de entretenimento Netflix anunciou que dada a pressão dos investidores, vão apostar em eventos, neste caso ao vivo, como uma alternativa para aumentar as adesões. O outro exemplo é a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que confirmou que mais de dois mil eventos, neste caso culturais, acompanharão os Jogos.

Os eventos, físicos e virtuais, oferecem às empresas uma oportunidade única para interagir diretamente com os atuais e potenciais clientes. Embora, por vezes também, possa ser uma vitrine para estragar o trabalho realizado, senão seguir alguns passos básicos.

Segundo o Barómetro MarTech da Omnitel, respondido por centenas de responsáveis de marketing B2B em Espanha, 56% dos responsáveis de marketing B2B consideram que os eventos são a ação de marketing que maior ROI obtém do ponto de vista da geração de leads.

 

5 passos para impulsionar as vendas de um evento:

1) O objetivo principal antes de um evento não é apenas gerar consciência e conseguir inscrições, é também, converter o maior número possível de inscritos em participantes reais. Aproveitar a equipa de vendas como impulsionador do registo e assistência ao evento, é uma das chaves para aumentar as vendas num evento. Segundo Harvard Business Review, não envolver as equipas de vendas nas ações de marketing é a principal razão pelo qual as vendas anuais de uma organização estagnam ou diminuem. De facto, alguns estudos estimam que essa falta de alinhamento está a provocar perdas de pelo menos 1 bilião de dólares. Após a informação destes dados, não é surpreendente que, segundo os dados do último barómetro da Omnitel, 92% dos responsáveis de marketing afirmam envolver a sua equipa de vendas na sua estratégia de marketing B2B mediante o alinhamento dos objetivos de vendas e marketing. Cerca de 43% fazem-no através da criação de conteúdo colaborativo e 43% compartilham relatórios de desempenho.

2) Conectar a tecnologia do evento para garantir um fluxo de dados, automatização de marketing e fluxos de trabalho de plataformas CRM é outro dos passos para impulsionar o registo. O nosso serviço de subscrição, marketing digital e motor de vendas, põe à disposição dos nossos clientes as ferramentas e conteúdos necessários para alcançar os objetivos da geração da procura com um modelo “always on”, consistente na estratégia do “estar sempre presente” na mente do potencial assistente/comprador.

3)  As abordagens tradicionais de marketing de vendas já não funcionam. Terceirizar a força das vendas e aproveitar a experiência de especialistas pode ser a chave para algumas campanhas. O modelo de terceirização pode contribuir em muitas ocasiões, proporcionando maior agilidade, capacidade e eficácia.

4) Contudo, não basta alinhar os objetivos de vendas e sim, maximizar a possibilidade de vendas durante o evento, quer este seja presencial ou online. Isto, significa também, garantir que a equipa de vendas tenha as informações e o contexto necessários para utilizar o evento como uma oportunidade de negócio e proporcionar às suas equipas de vendas as ferramentas e recursos que necessitam para vender melhor. Estes recursos podem incluir conteúdo como materiais de capacitação, guias, apresentações e tutoriais de produto. Para 46% das pesquisas no nosso barómetro, a capacidade de criar um conteúdo relevante para o potencial cliente é um dos desafios habituais.

5)  Outro dos passos para potenciar as vendas é implementar ações estratégicas de acompanhamento após o evento. O número de leads ou novos contactos recolhidos durante o evento, a percentagem de participantes que manifestam interesse nos seus produtos ou serviços e o número de reuniões de acompanhamento agendadas com potenciais clientes, sem mencionar o envolvimento nas redes sociais, as menções à marca ou tráfego do site Web gerado como o resultado do evento, ajudá-lo-ão a fornecer o valor contínuo a estes potenciais clientes através de campanhas de marketing de conteúdos úteis.

Na Omnitel, organizamos todo o tipo de eventos há mais de 25 anos, apoiando as empresas no seu objetivo de aumentar as vendas.
Congressos e feiras comerciais, webinars, roadshows, apresentações ou lançamentos de produtos, reuniões virtuais, eventos nas redes sociais, cerimónias de entrega de prémios… A oferta de eventos é interminável e estamos convictos de que as nossas equipas criativas e de eventos serão capazes de encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades. Convidamo-lo a configurar o seu evento ideal.

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