Como pode o outsourcing ajudar a melhorar a produtividade

Tradicionalmente, a produtividade entende-se como a principal fonte de prosperidade e riqueza económica, a médio prazo de um país. Contudo como uma fórmula matemática, os seus ingredientes, elementos e definição variam, e, a chamada produtividade total dos fatores (PTF) é valorizada. O outsourcing pode, precisamente, ajudar a melhorar a produtividade das empresas e contribuir para a geração de riqueza.

A terciarização de perfis é uma solução ideal tanto para as grandes empresas que querem converter os seus custos fixos em variáveis, como para as subsidiárias de grandes corporações que “nascem” no nosso país e necessitam de crescer aos poucos.

É também uma solução muito válida para as empresas em fase de arranque e para as pequenas e médias empresas que precisam de se concentrar naquilo que fazem melhor e de ter os recursos adicionais e a experiência de recursos externos. Assim, é possível que a empresa se concentre no que é realmente importante e proporcione o tão necessário prolongamento das horas de trabalho.

Se olharmos para as estatísticas e fizermos uma comparação internacional, o CaixaBank Research assinala que existe uma diferença significativa entre os níveis de produtividade espanhol e os da zona euro e principais economias europeias. Por exemplo, em 2022, o PIB nominal por hora de trabalho em Espanha (dados que já têm em conta a revisão da serie histórica do PIB de Espanha realizada em setembro de 2023) era 76% do valor registado na zona euro e apenas 63% da Alemanha.

Mais preocupante que a distância existente é o facto de este ter diminuído pouco nas últimas décadas: no ano 2000, o PIB por hora de trabalho em Espanha era 74% do valor registado na zona euro e 61% do da Alemanha.

O Banco de Espanha também salientou, em diversas ocasiões, o condicionamento do tecido empresarial espanhol como uma limitação à produtividade.

A falta de formação e de especialistas (algo que a terciarização ajuda a aliviar) tende a ser uma das justificações habituais das empresas. Se repararmos nos dados de produtividade das grandes empresas, é mais do dobro que o das microempresas. A questão é que estas empresas constituem a grande parte do tecido empresarial do nosso país e têm um peso menor de produtividade em comparação com outros países. Como foi refere o CaixaBank Research, em Espanha, cerca de 35% do emprego está em empresas com mais de cinquenta trabalhadores, uma proporção que na Alemanha é de 66%.

 

Terciarização de valor:

A comparação mostra que Espanha precisa e pode impulsionar ainda mais o crescimento das suas microempresas e PME. E é aqui que a digitalização e a externalização demonstraram que o trabalho em equipa pode ser realizado de forma eficiente, independentemente da localização dos recursos, e quer seja trabalhado remotamente noutra cidade ou país ou contribuindo de fora da própria organização.

Na Omnitel levamos mais de 25 anos a gerir perfis de marketing e vendas, para empresas tecnológicas, terciarização de todos os tipos de serviços para ajudar os nossos clientes a conseguir os seus objetivos, sob a filosofia de outsourcing de valor, criando assim uma relação de máxima confiança entre o colaborador e a empresa.

Qualquer empresa que necessita de crescer sabe que é importante otimizar a sua força laboral e garantir que as suas operações diárias tenham uma ótima eficácia.

Neste sentido, capacitar a sua equipa, adotar uma comunicação aberta, implementar novas tecnologias no seu fluxo de trabalho e descobrir oportunidades para subcontratar, melhorará o compromisso dos funcionários. Com isto, haverá uma maior retenção e níveis mais elevados de produtividade na organização. E quando a sua produção começar a aumentar, notará que as operações gerais se tornarão mais simples e eficientes.

 

Vantagens da terciarização:

Sem dúvida alguma, uma das grandes vantagens da terciarização é a modalidade de serviço que encaixa em todo o tipo de campanhas e de setores da atividade. O objetivo final é contribuir para uma maior eficiência no negócio, oferecer uma solução rentável do ponto de vista dos custos fixos, contribuir para a satisfação geral das equipas e tornar-se numa vantagem competitiva, através do acesso a perfis qualificados e experientes.

A nossa experiência com as equipas de outsourcing mostra que as empresas que confiam na Omnitel obtêm um maior retorno do investimento, têm à sua disposição um conjunto mais amplo de talentos (força de vendas, suporte de marketing, business intelligence, SEO e redação técnica, formadores TIC…), acesso a ferramentas avançadas de monotorização digital e menor risco na contratação.

Além disso, observando as coisas do exterior, é sempre fácil introduzir melhorias nos processos e metodologias que, a partir do interior, se acredita serem melhores porque sempre funcionaram bem. Se levarmos em conta também todas as tecnologias que estão a chegar ao mercado, como a incorporação de inteligência artificial e dashboards de relatórios mais visuais, é lógico pensar que a procura por terciarização continuará a crescer nos próximos anos.

De acordo com a Grandview Research, o mercado global de terciarização de processos empresariais ultrapassará os 525 mil milhões de dólares até 2030. Assim, na Omnitel continuamos a procurar talentos para colocar ao serviço das empresas.

Te puede interesar.

Contacte-nos
Preencha o formulário! Contactá-lo-emos o mais rapidamente possível.

Se deseja trabalhar connosco, envie-nos o seu CV através do formulário específico para emprego