1.- Como se chama, o que faz e a que se dedica a sua empresa?
Chamo-me María Herranz, sou doutorada em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), tenho também um MBA da James Cook University na Austrália e uma licenciatura em Publicidade e Relações Públicas da UCM. Tenho mais de dez anos de experiência em departamentos de marketing e comunicação no setor das TI em empresas como a Dominion Tecnologias, Lidera Network e MicroStrategy. Atualmente, ocupa o cargo de Senior Field Marketing Manager para o Sul da Europa na Cloudera, cargo que acumulo com as funções de professora associada de Marketing e Vendas na Universidade Complutense de Madrid.
A Cloudera é reconhecida desde a sua criação como o líder indiscutível do software de Big Data por todos os analistas do setor (Forrester, Gartner, etc.), com mais de 2.000 clientes em todo o mundo de todos os tipos de indústrias. Através da nossa plataforma de dados híbrida, Cloudera Data Platform (CDP), as organizações podem construir o seu futuro, colocando os dados, independentemente da sua localização, nas mãos de quem precisa deles. Desta forma, ajudamos todos os tipos de organizações, públicas e privadas, a acrescentar valor aos seus dados.
2.- Que técnicas de marketing crê que são as mais importantes para gerar procura pelos vossos serviços/produtos e conseguir awareness no atual contexto de mercado?
No atual contexto de mercado, onde a concorrência é cada vez mais intensa e os profissionais são mais exigentes, é importante utilizar diversas técnicas de marketing para gerar procura e alcançar visibilidade. Do meu ponto de vista, é fundamental apostar no marketing de conteúdos, sob uma estratégia de SEO eficiente, que permita partilhar com o seu target conteúdos relevantes e valiosos onde o protagonista não é apenas a marca. Claro que apostar nas redes sociais e no caso particular das empresas tecnológicas B2B no LinkedIn, pois permite chegar aos profissionais do setor com conteúdos relevantes e atrativos para os mesmos.
Da mesma forma, na Cloudera também acreditamos que é essencial participar em eventos do setor tecnológico organizados por terceiros e, em particular, em reuniões sobre o mundo dos dados, pois permite-nos conectar-nos diretamente com o nosso público-alvo e, claro, gerar networking. São também uma oportunidade para mostrar a nossa tecnologia e, acima de tudo, para nos tornarmos visíveis como aquilo que somos: especialistas em dados híbridos.
3.- O que destacaria como ponto essencial para fazer um bom evento? A sua empresa está já a considerar os eventos presenciais?
Na minha opinião, a chave para um evento de sucesso é a criatividade e a inovação. No rescaldo da pandemia, o despertar dos eventos cresceu exponencialmente, pelo que é essencial ser diferente e proporcionar ao público uma experiência única e valiosa. Funciona sempre muito bem incluir momentos impactantes e surpreendentes e, claro, fornecer conteúdos valiosos, ao mesmo tempo que se organizam atividades que permitem aos participantes se relacionarem com a marca.
Na Cloudera, apostamos nos eventos presenciais e, o Evolve 23 em Madrid, sendo um encontro único, organizado em conjunto com a AWS, a IBM e a Intel, reuniu especialistas nacionais e internacionais do setor e servirá de inspiração para todos os profissionais envolvidos no mundo dos dados.
4.- Qual considera ser o desafio em termos de marketing ao trabalhar com partners e alianças?
Na Cloudera, é muito comum trabalhar com os nossos parceiros e, do meu ponto de vista, é sempre uma grande oportunidade. A união de forças permite alcançar um público mais vasto e diversificado, o que aumenta a visibilidade, a reputação e a credibilidade da marca. Além disso, acredito que trabalhar com outros profissionais de marketing é sempre enriquecedor e permite partilhar conhecimentos e experiências específicas. Na minha experiência pessoal, tive a sorte de trabalhar com grandes colegas, parceiros da Cloudera, com quem pude aprender e cujas colaborações foram sempre um sucesso para ambas as partes. Um exemplo disso é o evento anual Evolve 23, no qual tivemos a colaboração de parceiros como a Accenture, a Dell Technologies, a PUE e a Red Hat como parceiros Platinum; a Telefónica Tech, a Zylk, a ClearPeaks, a CGM e a Fujitsu como parceiros Gold; e a Logicalis e a Kyndryl como parceiros Silver. Sem dúvida, foi uma grande oportunidade poder contar com todos eles.