Sabemos que a perfeição é difícil de alcançar, mas se temos como objetivo um evento perfeito estaremos, ao menos, a garantir um evento excelente. Sobretudo neste momento, em que estamos a assistir a um novo auge de eventos corporativos após as restrições da pandemia. Tanto que, de acordo com o Verified Market Research, o mercado global da indústria de eventos irá crescer mais de 13% relativamente ao ano passado, passando de 886,99 biliões de dólares em 2020 para 2,19 triliões dedólares em 2028. Os eventos presenciais continuam a ser muito relevantes quando se trata de promover uma marca, fidelizar clientes ou gerar novos contactos. Isto foi reconhecido por 53,7% dos profssionais de marketing B2B que participaram no Observatório de Tendências MarTech “Keysand trends in B2B Marketing in the technology sector” promovido pela Omnitel.
Dizem que raramente nos lembramos dos dias e sim das memórias e emoções de certos momentos. Com a experiência que a equipa de eventos da Omnitel obteve ao organizar mais de 3.000 eventos de todos os tipos, os eventos corporativos deveriam ser a soma de momentos inesquecíveis para os participantes. Afinal, por vezes, perdemo-nos à procura do local perfeito, quando temos a experiência e os recursos para criar esse local perfeito.
Tal como é fácil criar momentos inesquecíveis, também é muito fácil estragar um evento em apenas sete passos simples:
1. NÃO PLANIFICAR O EVENTO COM ANTECEDÊNCIA
Não é que não se consiga organizar um evento com pouca antecedência, mas se estamos a falar de eventos como emoções, o processo de análise e compreensão do público para impactar as suas emoções e comportamento requer algum tempo de preparação. Especialmente considerando que, de acordo com um estudo da CIO Review de 2019, a maioria das empresas gastou pelo menos 25% do seu orçamento de marketing em eventos.
2. NÃO GERAR EMOÇÕES DESDE O PRINCÍPIO
Um dos principais objetivos é a personalização e a criação de experiências singulares para os participantes antes e depois do evento. De facto, de acordo com um estudo da AMEX,
54% dos gestores de eventos dedicam mais tempo à atenção e experiência dos participantes do que à logística. Um evento não se trata apenas de trabalho, deve também entreter, motivar, inspirar e ajudar a construir redes e equipas. É por isso que é importante planear ações para criar emoções a partir do momento em que uma pessoa recebe oconvite para o evento.
3. NÃO OFERECER NADA DIFERENCIADOR
Cada vez é maior a importância de ter um gancho num evento corporativo, seja um orador com nome, uma atividade atrativa ou a escolha de um local emblemático. Perante uma tal
avalanche de eventos, os convidados acabam por selecionar…