Vera Carrondo: Marketing & Communications Manager na Visionware

A opinião do especialista: marketing e tecnologia

1. Como se chama, o que faz e a que se dedica a sua empresa?

 Vera Carrondo, responsável pelas áreas de comunicação & marketing da VisionWare, bem como pela estratégia, gestão e dinamização de parcerias estratégicas e organização de eventos, internos e externos.

A VisionWare é uma empresa 100% portuguesa, pioneira nas suas principais áreas de atuação no contexto da Segurança da Informação e Cibersegurança. Fundada em 2005, a VisionWare está presente em diferentes geografias tendo alcançado dimensão mundial através dos seus inúmeros projetos de relevo. Tem conquistado a confiança dos seus clientes nacionais e internacionais e o reconhecimento da comunidade e das principais entidades reguladoras do setor.  Sob o mote ‘Challenging an Unsafe World’, a missão da VisionWare consiste em contribuir para o Sucesso dos seus clientes, em estreita relação de parceria, num mundo que é marcado pelas constantes inovações tecnológicas. Mais informações disponíveis no site da VisionWare em: https://www.visionware.pt 

2. Que técnicas de marketing crê que são as mais importantes para gerar procura pelos vossos serviços/produtos e conseguir awareness no atual contexto de mercado?

Não existem fórmulas mágicas, contudo, é importante conhecer bem o nosso público-alvo bem como no nosso caso, avaliar todo o contexto muito específico do mercado da segurança da informação. Essencialmente, como em qualquer empresa que pretende deixar a sua marca e diferenciar-se no seu setor de atuação (e visto sermos uma empresa prestadora de serviços e soluções, e não de produto), há que apostar e investir em estratégias e técnicas de comunicação & marketing integradas que se traduzem na elaboração e implementação de planos de ação de comunicação e assessoria mediática, incluindo ações de marketing digital e performance digital, direcionada para os seus targets, tanto através do nosso website bem como no investimento nas redes sociais e em campanhas multiplataformas, no aproveitamento do atual buzz e brand awareness alavancado em 2022 tendo em conta os inúmeros ciberataques registados em Portugal, e o seu enorme mediatismo e impacto junto das empresas e organizações.

Devemos assim continuar a apostar na crescente visibilidade e regularidade da presença da VisionWare e dos seus porta-vozes, revelar mais casos práticos através da interação com os nossos clientes, demonstrar toda a expertise da empresa através dos insights dos nossos técnicos, tanto nos meios online como offline, mantendo assim a VisionWare no radar nos Media, marcando a agenda mediática com ações junto dos Media especializados, económicos e generalistas, investindo ainda na organização de novos eventos junto do nosso ecossistema de clientes, potenciais clientes e parceiros, que serão os grandes Embaixadores das mensagens e mais-valias da VisionWare.

3. O que destacaria como ponto essencial para fazer um bom evento? A sua empresa está já a considerar os eventos presenciais?

O primeiro passo será ter um bom planeamento e um grande propósito/motivo de comunicação aliado a uma orientação clara aos objetivos esperados, e acima de tudo, a identificação e o apoio de um excelente parceiro que transmita total confiança na organização de um evento e de toda a logística que o mesmo implica, de A a Z, como é o exemplo notório da Omnitel.

Na VisionWare, desde o segundo trimestre de 2022 temos vindo a apostar na nossa presença em eventos físicos, nacionais e internacionais, essencialmente na organização de eventos internos e também a nossa participação em inúmeras ações promovidas pelos nossos principais parceiros e entidades/associações do setor tal como em eventos organizados através de algumas das principais Universidades, em Portugal e Cabo Verde, das quais somos parceiros.

Para 2023, pretendemos apostar e reforçar a nossa organização de um crescente número de eventos muito focados e especializados, powered by Visionware, sob as grandes temáticas e tendências da Cibersegurança e da Segurança da Informação; eventos presenciais com elevado foco no contacto one-to-one, algo que continua a fazer toda a diferença na tomada de decisão e no fecho de negócios cruciais às Organizações como é o caso sensível dos temas associados à Segurança da Informação, para qualquer tipo de empresa, e independente da sua dimensão ou setor de atividade.

4. Qual considera ser o desafio em termos de marketing ao trabalhar com partners e alianças?

O grande desafio será conseguirmos manter um bom alinhamento e marketing relacional, e destacarmo-nos e estar sempre um passo à frente da nossa concorrência. Em particular, será vital (re)definir objetivos claros junto dos nossos parceiros e continuar a apostar nas mais-valias provenientes de alianças estratégicas, as quais são inquestionáveis.

Entre parceiros, um dos grandes estímulos será adaptar-nos às constantes evoluções tecnológicas de mercado e ao surgimento de novas empresas, de forma cada vez mais rápida e instantânea. Sendo a VisionWare uma empresa com forte know-how e experiência acumulada de 18 anos neste setor tão específico e sem paralelo em Portugal, o grande desafio será permanecermos uma das principais empresas no top of mind dos gestores e administradores das Organizações, como empresa 100% nacional, detentora de expertise, serviços e soluções distintas e de valor acrescentado na vertente da Segurança da Informação para o mercado, como nenhuma outra.

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