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Neuromarketing, tudo o que deve saber

Neuromarketing para o seu negócio

Cada vez mais empresas estão a usar esta técnica de neurociência para implementar e aumentar as vendas de seus negócios. E vocês perguntam: O que é o neuromarketing?

É um ramo derivado da neurociência e da psicologia, no qual os comportamentos do consumidor são estudados quando está a utilizar ou a usufruir do produto que lhe vendemos.

  1. Ressonâncias magnéticas: obtêm imagens do cérebro enquanto realizamos uma atividade, mostrando através de gráficos as mudanças que ocorrem nas áreas afetadas graças a variações de oxigénio no sangue.
  2. Eletroencefalogramas: envolve colocar elétrodos na cabeça que medem as ondas cerebrais.
  3. Rastreamento ocular: método através do qual se medem os movimentos oculares, definindo padrões de interesse, estratégias de pesquisa visual, pupilometria para ver o impacto emocional … etc. Mapas de calor para saber onde o consumidor está à procura.

Assim pensa o nosso cérebro quando visualiza um logótipo

As tendências do neuromarketing para 2017 são principalmente a realidade aumentada, música ambiental e também muito importante, o cheiro. Lembra-se quando passa por aquela loja de doces num centro comercial e tem vontade de comer aqueles doces com aquele cheiro a pipocas. A mesma coisa acontece quando está na fila para o cinema.

E para não falar da maioria das perfumarias, quando passamos dá vontade de “cheirar” todos os perfumes, um após o outro.

Estes exemplos situam-se no nível do B2C (Business to Consumer). A nível de B2B (Busines to Business), colocamos o exemplo do vídeo “The Wolf” da HP que gera essa ansiedade medida e comprovada, em que se sente que temos que ter aquele produto na nossa empresa, custe o que custar! Ou sempre que um iPhone sai, de acordo com os especialistas do tema, graças ao seu design impecável, as emoções que sentem quando vê e toca são semelhantes a “uma experiência religiosa”.

Do famoso gigante Starbucks, também podemos citar o seu excelente neuromarketing, pois cada vez que passamos por uma loja, pelo cheiro que vem lá de dentro, embora não sendo o melhor café do mundo, queremos comprar o tamanho XL logo a seguir.

Para realizar este estudo, os indivíduos do estudo são colocados perante imagens ou situações, estimulando partes específicas do cérebro que nos permitem saber como reagem os consumidores a um produto específico; se isso lhes desperta memórias, sentimentos, situações, etc.

  • NeuroScent: é o uso de fragrâncias para criar uma associação entre aromas, produtos, sensações e emoções.
  • Neurolinguística: usado para determinar quais são os elementos psicológicos e neurológicos que facilitam ou dificultam a comunicação entre resultados, são projetados em publicidade e técnicas promocionais de produtos para gerar maior aceitação.
  • Sensometria: mede os efeitos de sabores, aromas e imagens de produtos. É usado principalmente quando os indivíduos são difíceis de entrevistar, como crianças, ou quando o estímulo é difícil de classificar.
  • Respostas Faciais: Medição de movimentos faciais e tradução dos mesmo em emoções. Esta técnica baseia-se no facto de que os gestos faciais são maioritariamente instintivos e inconscientes.

Essa informação tratada de forma vaga pode custar uma perda a uma empresa, porque alguns consumidores não sabem por que motivo gostam de um produto. As ondas cerebrais nunca mentem.

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