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9 lições sobre eventos aprendidas este ano

Nós já falamos em outras ocasiões no blog de como gerenciar digitalmente seus eventos, como organizar e aproveitar uma boa festa de Natal (agora que a data está se aproximando) ou até fizemos um guia prático com as ferramentas 12 + 1 para gerenciar os eventos nas redes sociais. Nesta ocasião, queríamos fazer uma breve revisão de algumas das coisas que aprendemos até agora neste ano sobre as melhores práticas para eventos.

  • Streaming em tempo real: Embora seja verdade que a transmissão de eventos é algo que já havia sido feito, o interessante este ano foi o lançamento dos serviços Facebook LIVE e Instagram LIVE que permitem aos organizadores de eventos criar um ótimo conteúdo de uma maneira mais simples. O desafio agora é projetar experiências de transmissão ao vivo que criem interesse tanto para os participantes do evento, como para as pessoas que seguem o evento. Que tal um vídeo de 360º, um vídeo do lapso de tempo da montagem do evento até à sua desmontagem, ou mesmo aproveitar os drones para fazer algum tipo de filmagem?

Laboratório HP Open Day || 27 setembro 2017

  • Gamification: Num ano de transformação de negócios e necessidade contínua de manter a produtividade, o compromisso e o entusiasmo dos colaboradores com a empresa são críticos. Estima-se que 70% das empresas falhem nos seus processos de transformação devido à falta de envolvimento dos seus funcionários. Assim, a gamificação é particularmente interessante, como forma de envolver e comprometer os colaboradores, acompanhar a participação, especialmente quando combinada com redes sociais. As empresas precisam de se adaptar à mudança de tecnologia, condições de mercado e comportamento do consumidor, mas não podem fazê-lo se tiverem uma equipa desmotivada que não esteja disposta a mudar.

Evento HP com Procter & Gamble || 18 setembro 2017

  • Os Dados e o ROI: Num mundo onde o Big Data é o protagonista, no mundo dos eventos também não poderia ser diferente. Especialmente quando se trata de obter dados para calcular o retorno do investimento em eventos. Diretores de marketing com orçamentos apertados devem ser capazes de prever o ROI de seus eventos. Algo que a Omnitel conhece muito bem, porque temos gerido eventos para nossos clientes há mais de 20 anos, especialmente no setor de TIC. Organizar um evento envolve gerar uma idéia e desenvolvê-la ao longo do processo, dando-lhe forma e significado para transformá-la em realidade. Trata-se de gerenciar globalmente um projeto complexo com múltiplos fornecedores, sendo Omnitel seu único interlocutor.
  • Personalização: cada evento deve ser exclusivo. De uma apresentação com café da manhã para seu grande evento anual, na Omnitel gerenciamos todo o evento, o conceito criativo, chamada, logística, hotéis, gerenciamento espacial, produção, montagem de stands, recepcionistas, atividades, presentes, ações pós-evento, qualificação de leads, relatórios … tudo o que você precisa. E em um contexto de proliferação de eventos, o cuidado pelos detalhes, os sinais de personalização determinarão o sucesso do evento.

Madrid Student Welcome Day 2017 || 29 e 30 setembro 2017

  • Realidade virtual: a baixa de preços da tecnologia e o surgimento de todo o tipo de dispositivos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada por parte das grandes marcas – Sony, Google, Facebook, Microsoft, Samsung… – são o melhor sintoma do potencial de tecnologias com cada vez maior grau de adoção e que vemos cada vez mais presentes nos eventos para contribuir com esse valor diferencial.

Evento DELL EMC Heroes || 3 outubro 2017

  • Identificadores inteligentes: se antes falámos sobre a importância dos dados para garantir o ROI de um evento, neste caso, falamos sobre a importância de capturar dados e insights de nossos participantes no evento. Da mão de identificadores inteligentes com algum tipo de chip incorporado podemos facilitar o acesso aos nossos clientes, conhecer a rota que eles fazem ou o tempo que eles permanecem, entre outras coisas.
  • Geolocalização indoor: ligada ao ponto anterior, o mercado global de serviços de localização indoor crescerá 42,8% ao ano, atingindo 2.600 milhões de dólares em 2018, de acordo com dados da consultora MarketsandMarkets. O uso de aplicações e beacons num evento, em centros comerciais, estádios, aeroportos, hospitais, museus… abre um número infinito de oportunidades de interação com os utilizadores: serviços de orientação, programação de visitas conforme tempo e preferências pessoais (por exemplo, em museus), envio de promoções personalizadas…
  • Redes sociais: ainda são a estrela dos eventos. Um photocall para fazer upload de uma foto para o Facebook ou Instagram, um hashtag para partilhar as nossas experiências do evento… Publicamos e carregamos mais de 1.800 milhões de fotos para as redes sociais todos os dias, das quais mais de 17 milhões de fotos são selfies. Sem dúvida, devemos conceber os nossos eventos com uma dimensão digital.
  • Eventos tecnológicos: podemos dizer que 2017 é o ano dos eventos tecnológicos. Tecnologia para facilitar a montagem e desenvolvimento do evento, para cativar os nossos convidados através de presentes tecnológicos; para conhecer e personalizar as suas necessidades ao capturar dados através de dispositivos inteligentes…

No final do dia, o objetivo de qualquer evento é criar recordações inesquecíveis como aconteceu com o evento VIP que organizamos recentemente para a Hitachi em Barcelona.

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